top of page
Tratamentos disponíveis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis

Dra. Terra

Argiloterapia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um pouco da hisória

 

Ela é encontrada na natureza e, desde a antiguidade, tem-se apresentado como uma poderosa aliada da medicina e da estética. Verde, branca, rosa,vermelha, bege, amarela ou roxa, a argila, quando utilizada corretamente,apresenta resultados excelentes nos tratamentos cosméticos e terapêuticos, técnica natural que recorre principalmente à argila, ao barro, às pedras e aos cristais para tratar perturbações físicas e emocionais, restabelecendo o equilíbrio nato do corpo e da mente. Uma cura que está literalmente aos nossos pés.

 

Acreditavam os egípcios que a argila nada mais era do que barro, terra, umdos melhores remédios que existem na natureza. A terra tem a capacidade deabsorver impurezas de nosso organismo, purificar e refrescar, aliviando febres,cicatrizando feridas, eliminando dores, acalmando os nervos e recuperando célulasdoentes.O efeito essencial da terra reside, sem dúvida alguma, na sua capacidade deabsorção.

 

Ela absorve os princípios vitais do sol, da água e do ar, constituindo-se num poderoso agente de recuperação física.A civilização moderna afastou-se e se desviou da natureza, deixando de lado,com grande prejuízo para nós, este elemento tão importante para a saúde e belezaintegrais do ser humano. Os índios utilizam até hoje para cicatrização, em forma decataplasma, para “puxar” veneno de cobras e escorpiões, e como regenerador dapele nos casos de queimaduras, entre outras. Um dos estudos mais relevantes na área foi efectuado por duas universidades canadianas e provou que algumas das substâncias químicas encontradas na terra eram directamente responsáveis pela cura e restauração do tecido celular humano – a argila revelou-se um anti-inflamatório, anti-séptico e cicatrizante 100% natural.

 

Os minerais em ação

 

Na Geoterapia, é a composição química da terra que encerra todos estes poderes curativos e os minerais actuam de forma vitalizadora, restabelecendo o funcionamento pleno do organismo e devolvendo-lhe o bem-estar natural. A par com o alumínio, ferro, cálcio, sódio, potássio e titânio, alguns dos minerais mais comuns incluem:

 

Magnésio: tem mais de 300 funções no corpo humano, actuando eficazmente contra doenças circulatórias, cardíacas, de rins, do aparelho digestivo, diabetes, osteoporose, disfunções sexuais, próstata, obstipação, artrite, asma, Alzheimer, cancro, alcoolismo e depressão.

 

Sílica: recomendado para tratamento de perturbações relacionadas com os sistemas respiratório, nervoso, vascular e ossos; também tem um papel importante no que toca ao fortalecimento de dentes e unhas, sendo ainda responsável pela suavidade do cabelo.

 

Zinco: utilizado em pessoas que demonstram um desenvolvimento de ossos ou sexual atrasado, mas também em casos de falta de energia, proteína e subnutrição.

 

Cobre: é habitualmente utilizado para combater problemas de ossos (incluindo a osteoporose) e vasculares, assim como a hipopigmentação da pele e cabelo.

 

Manganês: aplicado em casos de desenvolvimento corporal deficitário, anomalias de ossos e problemas relacionados com o sistema reprodutivo.

Crómio: estimula o metabolismo.

 

 

 

Aplicações várias

 

Na prática, a Geoterapia é aplicada de diversas formas, sendo os seguintes métodos os mais utilizados. Em todos os casos, a mistura composta para um tratamento é utilizada apenas uma vez e depois jogada fora. Para além disso, e tendo em conta que a Geoterapia elimina toxinas e líquidos intracelulares, que são substituídos por minerais essenciais, deve ingerir muita água após um tratamento, para garantir a hidratação do corpo.

 

  • A argila é aplicada directamente sobre a pele no seu estado mais puro e mantida assim pelo tempo e acompanhamento do Terapeuta. Este método é muito utilizado no tratamento de dores musculares, entorses, reumatismo e artrite. Se for aplicada na zona do peito, fígado, rins, estômago ou útero, deve ser feito duas horas antes ou depois de uma refeição.

  • A Geoterapia é ainda administrada em forma de compressa e, embora tenha os mesmos objectivos e fins da aplicação directa (mencionada acima), a sua composição é diferente porque é diluída em água, sendo assim menos consistente.

  • O banho de lama é igualmente utilizado e, sendo preparado numa banheira específica, requer uma imersão que dure entre 20 e 30 minutos. Em alternativa o preparado pode ser espalhado por todo o corpo, onde permanece. Estes banhos são especialmente indicados para eliminar toxinas nocivas do corpo, para aliviar situações de stress, tensão e perturbações relacionadas com o sistema nervoso.

     

     

    OLIGOTERAPIA, GEOTERAPIA, ARGILOTERAPIA

 

Os oligoelementos são substâncias encontradas em abundância nos reinos animal, vegetal e mineral. São metais e metalóides existentes no corpo humano, em doses infinitesimais, mas indispensáveis ao funcionamento do organismo. Assim, a oligoterapia é o estudo dos oligoelementos. Já a geoterapia é o estudo de elementos retirados da terra para terapias. Temos, por exemplo, as pedras vulcânicas, pedras de gêiseres,lama,barro e argila.Desta forma, quando falamos de oligoterapia, estamos também incluindo ageoterapia, que se aplica mais às substâncias retiradas de seres inanimados.Muitas comprovações, aliadas à necessidade de retorno ao natural, estãolevando pessoas a recorrerem a esta prática, porém o cuidado com a origem da argila utilizada é da maior importância

 

A Geoterapia e outras terapêuticas

 

Com a evolução do conhecimento e das experiências efectuadas em torno desta especialidade da medicina natural, a Geoterapia passou a ser cada vez mais utilizada em conjunto com outras práticas terapêuticas – harmonização e equilíbrio dos chakras, massoterapia, aromaterapia, fitoterapia, hidroterapia entre outras – assim como em tratamentos estéticos e de spa, nomeadamente a muito popular.

 

 

Destaca-se

 

Vejam! até os animais percebem a cura pela argila quando estão machucados, feridos... eles deitam, rolam, esfregam-se tudo pelo instinto animal e a cura pela própria natureza.

A partir da decomposição do solo, ocasionada por reações físico-químicas do meio ambiente, que, ao longo dos séculos, acumula minerais, como ferro, silício, manganês, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, entre outros. As argilas são um silicato minimizado, ou silicato de alumínio e diversos oligoelementos. Entre os minerais encontrados se destaca o silício, segundo elemento mais abundante na natureza. Sua carência produz uma desestruturação do tecido conjuntivo, com sinais de envelhecimento. 

 

Famosa pela ação terapêutica de retardo do envelhecimento. É Indicada para aliviar a tensão e fadiga muscular, insônia e má circulação; . Deixa o organismo humano isento dos radicais livres; . Regenera os tecidos da pele, que se ressecam com a exposição ao sol e aos aparelhos de bronzeamento; . Elimina também o stress; . Ativa a circulação sanguínea e linfática; .Auxilia na suavização de marcas de expressão, manchas na pele; . Promove maior elasticidade e firmeza, proporcionando uma revitalização à pele.

medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
bottom of page