top of page
Dr. sucção
Ventosaterapia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os copos redondos de vidro são aquecidos internamente com fogo, que cria um vácuo em seu interior, gerando uma força de sucção. Os copos são aplicados imediatamente após o aquecimento em áreas especificas da pele que necessitam de tratamento, principalmente nas costas.

Os copos redondos de acrílico são aplicados por meio de sucção sem necessidade de aquecer.
Seu uso é indicado para tratar diversas doenças, principalmente em dores, gastrite, artrite, lombalgia, resfriados e gripe, entre outros.

Seu principal efeito terapêutico é controlar a corrente sanguínea e tem como base a troca gasosa, visando limpar o sangue pela pele, já que a ventosa tem a mesma fisiologia da troca gasosa do pulmão e dos rins.

Desse modo, eliminando os gases e toxinas estagnados no corpo pela pressão negativa produzida pelo vácuo, torna o sangue bioquimicamente equilibrado, com o pH das células homogeneamente estável.

Segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), as toxinas acumuladas pela sujeira da água, dos alimentos, ou emoções desequilibradas causam a estagnação do sangue coagulado, escuro, sujo, nos músculos das costas ou nas articulações, causando as doenças, daí a necessidade de retirá-lo para que a pessoa possa se restabelecer.
É tida como o "Tratamento Negativo”, que consiste em trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície, através de fortes absorções.
Como o foco terapêutico da ventosa é controlar a corrente sanguínea, podemos destacar:

Desintoxicar o Organismo
Lombalgias
Tratamentos para dores musculares
Dores abdominais
Cefaléia
Problemas Digestivos
Hipertensão Arterial
Em alguns casos, esta técnica também é utilizada na estética, como por exemplo, o uso da ventosaterapia para redução de medidas.
Também é realizada com objetivos estéticos, como por exemplo o tratamento da ventosaterapia para celulites e estrias.
 
 
 
 
 
 
 

História das VENTOSAS

Comumente referido como Cupping, tem sido em torno de milhares de anos. É desenvolvido ao longo do tempo a partir do uso original do escavadas chifres de animais (o método de Horn) para tratar furúnculos e sugar as toxinas para fora dos acidentes ofídicos e lesões cutâneas. Chifres evoluiu lentamente em copos de bambu, que acabaram por ser substituídas por vidro. aplicações terapêuticas evoluiu com o refinamento do próprio copo, e com as culturas que empregava colocam como uma técnica de cuidados de saúde.

 

A verdadeira origem da escavação ainda permanece incerto até hoje. Alguns consideram os chineses para ser responsável pela escavação, no entanto, os primeiros registros pictóricos remontam aos antigos egípcios por volta de 1500 aC Traduções dos hieróglifos no Papiro de Ebers, o mais antigo livro texto médico, detalhe o uso de ventosas para tratar febre, dor, vertigem, desequilíbrio menstruais, enfraqueceu o apetite e ajudar a acelerar a crise de cura.

 

O primeiro uso registrado de escavação veio do famoso alquimista e fitoterapeuta, Ge Hong (281-341 AD), que popularizou o ditado "Acupuntura e escavação, mais da metade dos males curados."

Os chineses expandido a utilização de escavação para incluir a sua utilização em cirurgia para desviar o fluxo do sangue a partir do local da cirurgia. Na década de 1950, depois de muita pesquisa extensa, um esforço de colaboração entre a antiga União Soviética e da China confirmou a eficácia clínica da escavação terapia. Desde então, escavação tornou-se um esteio dos hospitais patrocinadas pelo governo da medicina tradicional chinesa.

 

Eventualmente, colocando espalhou para culturas antigas em muitos países da Europa e até mesmo as Américas. Ao longo do século 18, Europeu e médicos americanos amplamente utilizado colocando em suas práticas para tratar resfriados comuns e infecções no peito, muitas vezes sob a forma de Wet Cupping. Wet Cupping, também conhecido como Leeching Artificial e Hijamah nas sociedades muçulmanas, é onde o praticante faz pequenas incisões na pele de dragagem do sangue ou venenos.

 

Ao final de 1800, colocando diminuído em popularidade e foi severamente criticada e desacreditada pelo modelo científico recém-criada da medicina. O novo modelo de medicamento definido por fazer o corpo transparente, com foco no e tratando o interior, de preferência para o lado de fora. Desde escavação era um tratamento de superfície, que era inconsistente com este novo paradigma médico, que havia se afastado da terapias manipulativas hands-on.

 

Décadas voou como escavação terapia tornou-se gradualmente reduzida a uma mera curiosidade do passado, acumulando poeira nas prateleiras dos praticantes. Em 2004 Cupping ressurgiu como uma nova tendência celebridade quente na luz do cal de um festival de cinema de Nova York, onde volta da atriz Gwyneth Paltrow revelou suas marcas cupping frescos. Inúmeras celebridades como Jennifer Aniston, Victoria Beckham e Denise Richards seguiu o exemplo e se tornou adotantes rápidos desta nova tendência escavação quente.Infelizmente, alguns de o zumbido Hollywood viram marcas cupping das celebridades simplesmente como contusões e rolou seus olhos para os seus potenciais benefícios.

 

Nos últimos três anos, no entanto, um punhado de novos estudos têm mostrado que ajuda a aliviar costas, pescoço, do túnel do carpo e dor no joelho. Uma coisa é certa, e isso é cupping é uma modalidade de cura poderosa que pode complementar a várias modalidades de saúde que vão desde tratamentos de spa para massagem médica e fisioterapia.

 
 
 


 

 

medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
Tratamentos disponíveis
bottom of page