top of page
medicina natural florianopolis

Dra. Água

Hidroterapia 

 

 

 

 

 

 

 

A História

 

Tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperaturas variáveis.


A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reações da aplicação da água são portanto, três: nervosa; circulatória e térmica.

 

Os médicos egípcios - que eram também sacerdotes, astrônomos e artistas - atribuíam grande importância a diversas medidas de higiene relacionadas com a alimentação, vestuário, ginástica e aplicações hidroterápicas. A prática da hidroterapia (do grego hydro, "água" etherapeia, "cura"), também é indicada por vestígios de instalações de higiene proto-indianas (2500 a.C.) e dos banhoscaldeus.

 

A noção de que água integra a composição do corpo e do universo ocorre simultaneamente nas civilizações orientais daChina e Índia. Segundo essas culturas, tudo o que existe resulta de uma relações entre os cinco elementos: água, ar, terra, fogo e éter (na Índia) ou madeira (na China). Os gregos reconheciam apenas quatro elementos (água, fogo, terra e ar).

 

Sítios arqueológicos gregos incluem locais de banhos e há numerosas referências às virtudes curativas da água. Nos cantos homéricos (1000 a.C.) fala-se de ritos de purificação com água, que precediam a entrada no templo de Esculápio(ou Asclépio), o deus grego da medicina. Por volta de 500 a.C., os templos de Asclépio situavam-se perto de fontes e incluíam locais de banho. 

 

Píndaro (518-446 a.C.) dizia que "a água é o que de melhor existe". Pitágoras (530 a.C.) recomendava a seus discípulos os banhos frios e a dieta vegetariana (juntamente com algumas ervas medicinais e a ginástica). Hipócrates de Quíos (460-377 a.C.) fez amplo uso da hidroterapia, destacando o papel da pele para a desintoxicação do organismo. Muitos dos procedimentos hidroterápicos fundamentais (vapores, compressas úmidas com água doce ou salgada e mel ou azeite), ainda em uso, já eram utilizados por Hipócrates.

 

No Brasil, a hidroterapia surgiu como prática da nobreza, com a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821). Segundo Quintela, 2004 (o.c.) foi durante o século XIX que nasceram e se desenvolveram as práticas termais em espaços institucionalizados pela medicina brasileira. Tudo começou com a descoberta das análises químicas, ainda na primeira metade do século, e com a edificação de alguns estabelecimentos termais (Caldas do Cubatão, Caxambu e Poços de Caldas) na segunda metade do mesmo século.

 

Os esteticistas, além de preconizar diversas formas de exposição à águas minerais, utilizam também sua associação a diferentes substâncias (lamas, sais minerais, mel, ervas) aromáticas e nutritivas para deter o processo de envelhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Água Fria

A água fria excita fortemente a sensibilidade periférica, e a excitação experimentada é levada, por via centrípeta, até os centros corticais, produzindo diversos reflexos, dos quais para nós os mais interessantes ocorrem na periferia, nos vasos superficiais e nos órgãos subjacentes, na pele.

O sistema nervoso sensitivo, excitado na totalidade das suas ramificações periféricas, é estimulado e melhorado nas suas funções, produzindo, no indivíduo, uma sensação de bem estar, e a pessoa se sente reanimada, alegre disposta para otrabalho. O sistema nervoso recupera o seu tom. Por isso se pode dizer que a água fria é um tônico para o sistema nervoso. A aplicação de água fria ao corpo ao mesmo tempo tônica e sedativa, regulariza as funções nervosas e é indicada na luxação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Água Quente

Há fortes indicações de que os asiáticos começaram e difundiram a prática em aproximadamente 2400 aC. O Ofurô é um tipo de banheira feita no Japão para o usuário tomar banho com temperatura da água entre os 36 e 40°C. Seu maior benefício é a limpeza de pele e descontração muscular. No Brasil o clima predominante (tropical) não permite temperaturas tão elevadas, deve-se realizar hidroterapia em torno de 30 °C - 32 °C, para que haja um relaxamento do músculo e aumento de flexibilidade sem lesionar a pele com queimaduras.

O banho quente seguido de água fria (contraste) está associado à efeitos vasculares e condicionamentos da hemodinâmica, segundo os naturopatas.

 

É a utilização de água para o tratamento de uma doença ou para manter a saúde. A teoria por trás disso é que a água tem muitas propriedades que lhe dão a capacidade de curar:

 

  • A água pode armazenar e transportar calor e energia.

  • A água pode dissolver-se outras substâncias, tais como os minerais e sais.

  • A água não pode feri-lo, mesmo se você é sensível a seus arredores.

  • A água encontra-se em diferentes formas, tais como no gelo, líquido ou vapor. Gelo pode ser utilizado para arrefecer, o líquido é utilizada em banhos e comprime em diferentes pressões ou temperaturas, e o vapor é utilizado em banhos de vapor ou quando respirando.

  • A água pode ajudar a sangue fluxo.

  • A água tem um efeito calmante, calmante e relaxante sobre as pessoas, seja em uma banheira, chuveiro, spray, ou comprimir.

  • Exercício na água leva o peso fora de uma junção dolorosa ao mesmo tempo proporcionar resistência.

  • Você também pode usar a hidroterapia para reduzir ou aliviar a dor súbita ou de longa duração.

 

A hidroterapia é geralmente segura, se o tratamento for feito corretamente. Diferentes pessoas podem responder de forma diferente para a duração ea intensidade do tratamento. Algumas pessoas podem ter dores de cabeça , dores e dores, sono problemas, náuseas , calafrios e fraqueza.

 

É importante discutir a sua condição física e história médica com o seu médico ou fisioterapeuta antes de tentar hidroterapia.

 

Sempre o seu médico se você estiver usando uma terapia alternativa ou se você está pensando sobre como combinar uma terapia alternativa com seu tratamento médico convencional. 

 

Aqui em nosso estado Santa Catarina  - Brasil há excelentes águas termais para banho um exemplo é Santo Amaro da Imperatriz excelente para ir vez em quando e não aproveitamos o que é bom, não deixe somente para quando necessita revigore sua energia e mantenha-se sempre em equilíbrio.

 

As pessoas usam hidroterapia para tratar muitas doenças e condições, incluindo acne , artrite ; resfriados ; depressão ; dores de cabeça ;problemas de estômago ; articulares, musculares e nervosas problemas; distúrbios do sono ; e estresse. As pessoas também usá-lo para relaxamento e para manter a saúde.

 

 

 

 

 

 

 

Tratamentos disponíveis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
bottom of page