top of page
Tratamentos 
disponíveis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis

Dr. Sol

Cromoterapia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Várias foram as civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso das cores para tratamento de saúde. Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia.

 

Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, com os sacerdotes-médicos.

A Cromoterapia está intimamente ligada ao antigo Egipto assim como a própria Medicina. O vínculo da Medicina ao Egipto data de 2800 a.C. com Imhotep, considerado o Pai Universal da Medicina, pois foi ele quem escreveu os primeiros livros de Medicina, em rolos de papiros. E também foi ele quem fundou a primeira Escola de Medicina.

 

Séculos mais tarde, Hipócrates (460-377 a.C.), médico grego, esteve no Egipto estudando a matéria Médica com os sacerdotes-médicos, durante três anos. De retorno a Cós, sua cidade natal, fundou a primeira Escola de Medicina da Grécia e elaborou o Juramento Médico baseado nos escritos de Imhotep.

 

Também o tratamento médico com o uso de cores se iniciou no Egipto, conforme pesquisas do Dr. Paul Galioughi, autor do livro “La Médicine des Pharaons”, onde relata como os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas.

 

Então, podemos dizer que a Cromoterapia nasceu no antigo Egipto; adormeceu milénios; e ressurge como uma Medicina-energética, assim como a Homeopatia e a Acupunctura.

 


A Cromoterapia é uma ciência que utiliza a energia luminosa das cores para harmonização e o equilíbrio nos corpos físico, mental, emocional e espiritual. A palavra Cromoterapia vem do Grego Kromus = Cor e Terapheia = Tratamento. Em 3000 a.C. o uso das cores no Egito já era utilizado para curar doenças e desenvolver os dons espirituais, por meio do uso de pedras preciosas, cristais, cores, mantras, aromas e doação de energia pelas mãos e até mesmo da utilização da água solarizada (garrafas de água envolvidas em papel celofane na cor adequada ao caso).

 

Na Índia, houve grande desenvolvimento dos princípios energéticos e terapias de cura, fazendo a Cromoterapia parte da Medicina Ayurvédica, utilizando cristais, sons, exercícios respiratórios, alimentos, massagem, mandalas e plantas medicinais que agem sobre os centros de energia do corpo humano.

 

A China, em 2700 a.C., já utilizava as cores na alimentação e no diagnóstico dos desequilíbrios internos.Em meados do século XX, nos Estados Unidos, foram iniciadas pesquisas sobre os efeitos das cores.

 

Um ótimo exemplo é o Raio Laser, usado inclusive em cirurgia, assim como a medicina tradicional faz uso dos raios infravermelho e ultravioleta. A NASA também realiza importantes pesquisas com as cores no espaço.

 

A Cromoterapia vem se desenvolvendo de maneira mais organizada graças à evolução da tecnologia e da ciência. Hoje existem trabalhos interessantes sobre o assunto desenvolvidos por grupos não exatamente ligados à medicina natural, mas pelas universidades e faculdades de psicologia. A União Soviética abriu caminhos neste campo. Seus cientistas têm utilizado de forma regular as cores como um método para tratar dos problemas orgânicos e emocionais.

 

Os adeptos da medicina natural manifestam muita simpatia pela Cromoterapia e existem vários médicos naturalistas, inclusive no Brasil, que costumam aplicá-la com sucesso. Alguns médicos não hesitam em considerar a cromoterapia como sendo parte importante da medicina do futuro, devido à sua simplicidade e também pela facilidade de aplicação e eficácia.


Tem sido usado por muitas corridas durante milhares de anos. Os antigos egípcios usavam especialmente construído quartos solário com diferentes vidros coloridos. O sol brilha através do vidro colorido sobre o paciente para conseguir benefícios terapêuticos específicos. Outros usaram diferentes roupas de seda colorido para filtrar vários tons de luz sobre seus corpos. Há também evidências de outras pessoas usando águas coloridas e géis coloridos para alcançar os mesmos resultados.

 

Estes dias, muitos terapeutas naturais estão usando cromoterapia em seus pacientes de maneira interessante. Eles relatam sucesso na recuperação das vítimas de derrame, e em outros que sofrem de depressão crônica. Nos Estados Unidos, cromoterapia está a ser reconhecida como um sistema complementar para outros tratamentos e terapias.

 

A Terra, nossos continentes, oceanos, na verdade todos os seres vivos depende de luz para ser capaz de existir. evidências científicas recentes sugerem que a luz é, de facto, emitida por cada célula em nossos corpos. Nós vivemos em um mar de energia onde a cor está trabalhando dentro de nós. Ele brilha com a nossa auto divina, e irradia sobre nós a partir do sol. 

 

Investigação e observação tem nos mostrado que cores específicas trazer equilíbrio para os nossos sistemas físicos e emocionais. Chromotherapy pode facilmente ser utilizado como uma alternativa para a acupunctura chinesa, atingir os mesmos resultados em meridianos desbloqueio, sem o desconforto das agulhas utilizadas na acupunctura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Verde

Regula a glândula pituitária, luta contra a depressão, bulimia, e outras condições que afectam o sistema psicossomáticas gástrico.É útil em calmantes do sistema nervoso, combate a irritabilidade, insónia e podem ser usadas para ajudar na recuperação das avarias nervosas.

 

Azul

Calmante. Estimula o sistema parassimpático, reduz a pressão arterial e acalma tanto respiração e na frequência cardíaca.Tem efeitos anti-inf lamatórios e relaxantes musculares. Lutas tensão física e mental e é usado para ajudar no relaxamento.

 

Vermelho

É usada para energizar e estimular. Afeta o coração, aumentando a taxa de pulso, e os músculos, aumentando a tensão.Influências vitalidade, e a temperatura corporal aumenta. Pode ser usado para desenvolver emoção e sensualidade.

 

Amarelo

Aumenta o tônus ​​neuromuscular. Purifica sangue, ajuda a digestão, e tem um efeito de limpeza.estimula fortemente a felicidade, traz uma sensação de segurança, bem como uma forte sensação de bem-estar.

 

Branco

Usado para a regeneração.Além disso, fornece energia e equilibra o ritmo cronobiológicos, estimulando a produção de serotonina, uma substância que regula tanto o sono e o sistema nervoso.Reequilibra os sistemas psicofísicos e hormonais em pessoas que sofrem de depressão sazonal.

medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
bottom of page