top of page
medicina natural florianopolis

Dr. Bach das Flores

OS FLORAIS DE BACH

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"A Vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso Coração e para ser uma benção para todos aqueles que nos rodeiam. Se nós fazemos o mundo melhor com a nossa visita, então nós cumprimos a nossa missão." Edward Bach

 

 

História e sua  ligação com a natureza

 

Nasceu a 24 de setembro de 1886, em Moseley, Inglaterra; cresceu mostrando grande amor pela natureza e um interesse especial em aliviar o sofrimento humano. Reconhecido médico homeopata e patologista em saúde pública, completou sua obra com a descoberta dos "Florais de Bach", em meados de 1930 em Mont Vernon na Inglaterra. Segundo ele, para se recuperar de uma doença, é preciso ter uma mente sã. Os Florais de Bach ajudam a restabelecer um equilíbrio das emoções negativas. 


Nasceu numa das regiões da Grã Bretanha que abrigou, em passado longínquo, a antiga cultura celta, guardiã de tradições religiosas ligadas à natureza.
Os celtas se relacionavam com as forças sutis ou espirituais dos fenômenos da natureza e com os seres elementais em seu cotidiano.


A Dra Carmen Monari, médica, terapeuta e educadora especializada nos Florais de Bach, incluiu em um de seus livros o significado do nome Edward Bach: Edward de origem teutônica significa “aquele que precisa ser o guardião, alerta de seus sentidos”
Bach em sua origem alemã significa “fonte de água” e em sua origem persa significa “jardim”.

 

Desde pequeno se sobressaia por sua capacidade de concentração e por sua grande determinação. Era independente e tinha imenso desejo de saber. Bem humorado e alegre, desde menino tinha o hábito de sair sozinho pelos campos e sentar para observar detalhes da natureza.


Desde criança tinha o ímpeto de ajudar a qualquer ser que estivesse passando por uma aflição, fosse um animalzinho ou uma pessoa.

 

Suas observações sobre o comportamento humano e o preparo dos primeiros florais
Consta que por volta de seus 42 anos, Edward Bach entediado em um jantar da sociedade, passou a atentar para as atitudes dos convidados e teve os primeiros insights sobre os temperamentos, que mais tarde descreveria como os 12 estados mentais.
Pouco tempo depois, atendendo a um chamado interior, fez uma viagem até o País de Gales e encontrou Impatiens e Mimulus, mas preparou essas duas flores como os remédios ou vacinas que ele utilizava na época.

 

Ainda não satisfeito, Edward decidiu deixar completamente sua vida e prestígio em Londres e, sob protesto de seus colegas médicos que o tinham como um líder e um gênio da pesquisa, foi viver no campo para poder se dedicar àquilo que sentia ser sua missão do momento: descobrir os tipos ou estados mentais e os novos remédios que pudessem curar aquelas pessoas.


Vale lembrar que, ao deixar Londres, por engano trocou a mala onde levava seus instrumentos de pesquisa pela mala de sapatos. Como nada é por acaso, descobriu que estes seriam os instrumentos necessários nesta sua nova fase de pesquisas: sapatos para percorrer incessantemente os campos ingleses em busca de plantas que curassem as dores da alma humana.


Nora Weeks juntou-se ao Dr Bach nessa empreitada, e veio a ser sua devotada e incansável assistente. São dela os desenhos que mostram os locais onde o Dr Bach encontrava as flores e preparava as essências florais.

 

Completa o preparo dos Primeiros Doze Florais de Bach
Entre 1930 e 1932  Bach encontrou e preparou as essências florais daqueles que ele mesmo chamou de Os Doze Curadores: Impatiens, Mimulus, Clematis, Agrimony, Chicory, Vervain, Centaury, Cerato, Scleranthus, Water Violet, Gentian e Rock Rose, e escreveu o tratado Cura-te a ti mesmo.


Nessa época, ele já cuidava de seus pacientes com muito sucesso usando seus novos elixires.

Não há registros sobre a religião ou a filosofia que Edward Bach seguia. Mas, em seus escritos, podemos destacar referências a Buda, Cristo, Grandes Mestres da Fraternidade Branca. Ainda em seus escritos, lemos expressões como Eu Superior, Guia Divino, Imortalidade da Alma, Vidas Sucessivas… Alguns relatos falam sobre uma estreita relação com a Maçonaria. É difícil afirmar em que escola ou tradições espirituais ele se inspirou, mas através de seu legado, temos a certeza de que o foco de seus estudos era o contexto espiritual dos seres humanos.


Dr. Bach nos deixou um caminho para a cura. 

Em 1936 escreveu a seus colaboradores:


“Minha tarefa está cumprida; minha missão neste mundo está terminada.”
Pediu ainda a seus colegas: Nora Weeks, Victor Bullen e Mary Tabor:
“Há momentos como este, em que estou esperando um chamado não sei de onde.
Se este chamado vier, como pode acontecer a qualquer minuto, eu lhes suplico, a vocês três, que continuem a obra maravilhosa que começamos. Uma obra que pode libertar os homens, eliminando os poderes da doença….”
26 dias depois de escrever esta carta, Edward Bach fez a sua passagem para o plano maior.
Faleceu, na madrugada de 27 de novembro de 1936, de uma parada cardíaca.

Nora Weeks, a mais devotada dentre seus colaboradores fala sobre o Dr Bach.

 

Nora Weeks, a mais devotada dentre seus colaboradores fala sobre o Dr Bach:

 

…Ele tinha um grande senso de humor e se contentava com as coisas simples da vida, como apanhar os primeiros cogumelos, cozinhar, costurar e terminar uma mesa. Tinha uma grande afinidade com plantas e animais. Os pássaros costumavam pousar na sua enxada enquanto ele carpia e os cachorros selvagens com seus filhotes vinham comer em suas mãos. Se ele pegava uma flor, não só conhecia suas qualidades curativas, assim como também sua história.

 

Ele seguia sempre a sua intuição. Às vezes saia de repente não importa o que estivesse fazendo, em obediência a seu impulso interno. Certa vez, quando estava ditando uma carta, ele deixou a casa e se dirigiu imediatamente ao cais onde se deparou com um homem prestes a cometer suicídio. Outra vez levantou-se da mesa de almoço e se dirigiu apressadamente para o final da praia onde se deparou com um homem entrando vestido no mar. Nas duas vezes pessoas foram salvas por ele. Muitas pessoas diziam que só de vê-lo à distância sentiam-se melhor.

 

 

As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais. O objetivo da terapiafloral é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior

 

Passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e foi ali que ele concluiu suas pesquisas. Hoje Mount Vernon é mais conhecido como The Bach Centre (O Centro Bach) e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas mãe (o primeiro processo na elaboração dos Florais) utilizando em muitos casos os mesmos locais identificados por Dr. Bach nos anos 30.

 

Somente a Assinatura Bach garante que você adquiriu os Florais de Bach Originais, elaborados como sempre foram desde os tempos de Dr. Bach, com tinturas produzidas exclusivamente no The Bach Centre em Mount Vermon.

 

Reconhecer exatamente como estamos nos sentindo é a chave para a escolha do Floral de Bach mais apropriado. Depois, veja qual é a essência que corresponde com o seu estado de espírito. Por exemplo, se for mudar de casa e se sentir frustrado e impaciente, experimente Impatiens. E se estiver com dificuldades em se adaptar à sua nova vizinhança, experimente Wanut.

 

É muito difícil ser sincero com os nossos próprios sentimentos e admitir nossas fraquezas. Quando conseguimos analisar e entender do que realmente precisamos, já é meio caminho andado para equilibrar nossas emoções.

 

 

Lista dos Primeiros FLORAIS DE BACH:

 

 

 

Mimulus: Segurança para viver os desafios da vida
A falta de segurança para enfrentar o dia-a-dia com todas as suas múltiplas questões, tem como base, na verdade, uma certa hesitação em estar encarnado. Esse medo ou insegurança vai lesando as forças de plexo solar, minando a expressão plena da alma, tornando a pessoa tímida e insegura de si mesma. Mimulus traz a força e o propósito do Eu Superior, devolvendo a luz da coragem e a confiança para a vida.

 

Impatiens: Paciência.
Para pessoas que em geral são dotadas de muita capacidade, grande agilidade mental e consciência de seus objetivos, mas também com muita tensão e ansiedade. Com facilidade “incendeiam” em irritação, falta de paciência, intolerância e raiva. Impatiens ensina  a aquietar a atenção, desacelerar o ritmo interior, e a pessoa pode se tornar mais receptiva ao momento que se desenrola. Traz aceitação do outro e do tempo.

 

Clematis: Presença desperta e concretização.
Aqueles que vivem no mundo da lua e nunca aterram completamente. Deixam seus afazeres sempre para depois. Preferem os estados de sonhar acordado e os ideais inatingíveis. Os verdadeiros talentos dessas pessoas ficam bloqueados. Eles têm incrível capacidade de imaginar, mas oferecem tanto de sua energia e tempo para essa atividade mental dispersiva que não vivenciam as emoções e a alegria da vida física. Clematis ajuda a trazer construtivamente para o mundo físico os dons da alma.

 

Agrimony: Honestidade emocional.
A repressão e negação da dor, do sofrimento ou da perturbação emocional podem ser causa da pior das torturas mentais. Aqueles que precisam da Agrimony muitas vezes nos parecem felizes, podem ser até mesmo muito populares por estarem sempre em “alto astral”. Dão mais importância aos estados superficiais de comportamento que são valorizados pela sociedade. Agrimony ajuda a parar de esconder até de si mesmo aquilo que o aflige em seu âmago. Só se pode transformar a dor que admitimos honestamente.

 

Chicory: Liberdade emocional.
Para pessoas que tendem a manipular as emoções alheias em favor de suas próprias necessidades e desejos. Em geral elas expressam o seu amor de maneira possessiva, exigente, e muito carente. Quando estão ajudando alguém, sempre esperam algo em troca que não é dito realmente. São imaturos emocionalmente, e egoístas. A Chicory abre os canais de nutrição interior e ajuda a pessoa a expressar amor verdadeiramente altruísta, podendo respeitar a liberdade dos outros. Vamos todos aproveitar a imagem dessa flor e pedir a ela que cure nossas crianças interiores. 

 

Vervain: Idealismo e carisma bem ancorados.
Às vezes o idealismo e as forças carismáticas naturais de uma pessoa se degeneram por causa do seu fanatismo. Essa necessidade de convencer os outros de suas idéias e ideais, da sua forma particular de ver as coisas, pode gerar graves problemas físicos de ordem nervosa ou digestiva. A Vervain traz moderação e a possibilidade desse fervor da alma ser expresso através do veículo físico de forma a inspirar ao invés de tentar convencer.

 

Cerato: Confiança no próprio saber e orientação interior.
Para aqueles que não confiam em si mesmos, ou de que vão tomar as decisões mais acertadas. Vivem esperando que os outros lhe digam o que devem fazer ou que caminho seguir. A pessoa que precisa do Cerato pode sentir que aquilo que ela acredita que sabe não serve ou não se encaixa nas necessidades do momento. Parece que os outros sempre têm idéias mais certas a apropriadas. Cerato ensina a reconhecer e a valorizar a sua sabedoria inata, Traz auto confiança e ajuda a restabelecer a auto estima.

 

Scleranthus: Decidir a partir do coração.
Flores verdes sempre trabalham algum aspecto do coração. Quando hesitamos em fazer nossa escolha e ficamos oscilando entre duas opções ou duas polaridades é porque estamos tentando usar apenas as habilidades mentais para decidir. A mente é um importante instrumento na vida, mas se estivermos presentes em nossos corações, o verdadeiro discernimento e a escolha das prioridades torna-se muito mais simples.

 

Water Violet: Alegria por compartilhar os seus dons.
Pessoas que tendem a ser mais retraídas não por timidez, mas por um certo tipo de desdém. Quem sente que não precisa dos outros e também não se sente impelido a compartilhar de seus dons e talentos. Talvez se sinta melhor, mais nobre, superior aos outros. A Water Violet traz a consciência do quanto essa atitude de separação está atrasando a sua evolução e ajuda a pessoa a vivenciar uma conexão inclusiva e compassiva com a família humana.

 

Gentian: Perspectiva e perseverança.
Obstáculos e reveses da vida podem gerar falta de confiança e desencorajar alguns de nós. Aquele que necessita de Gentian facilmente desanima frente a problemas, e tende a ver os obstáculos como bloqueios insuperáveis. Gentian eleva e amplia a perspectiva ajudando a aprender com essas situações, aproveitando a oportunidade de crescer e de se fortalecer. A dúvida e o ceticismo são gradualmente transformados em fé inabalável.

 

Rock Rose: Coragem e tranqüilidade para enfrentar grandes desafios.
Uma essência floral indicada para situações extremas, em que a pessoa está sendo desafiada a se auto transcender a si própria com relação à coragem. Rock Rose restaura a força solar da coragem para aqueles que estão vivenciando pânico, terror e até o medo da morte. Nos enche das forças da coragem e ao mesmo tempo da paz interior.

 

Centaury: Consciência e respeito de suas próprias necessidades, mesmo quando estiver a serviço.
A habilidade de se doar e de servir necessita primeiro de um forte e radiante senso de Eu. Pessoas que têm uma certa compulsão em servir, ao mesmo tempo negligenciando suas necessidades, também não são, na verdade, capazes de perceber as reais necessidades dos outros. A Centaury nos ensina a agir impulsionados por um forte propósito interior, dizendo não e colocando limites quando for necessário.

 

Gorse: Fé e esperança.
Quando nos sentimos desencorajados e pessimistas, achando não há mais jeito ou não existe uma saída. Tendemos nesses casos a um tipo de resignação que não é saudável e nem fruto de uma verdadeira aceitação, mas sim um tipo de depressão que corroi a exuberância natural. Com a Gorse aprendemos a acessar a luz e a usá-la como um raio poderoso que ilumina e transforma a escuridão dentro de nós. Traz fé, devolve a esperança e o otimismo vibrante

 

 

Lista dos Florais de Bach

  • Agrimony - tortura mental detrás de um rosto alegre

  • Aspen – medo de coisas desconhecidas

  • Beech - intolerância

  • Centaury – dificuldade em dizer não

  • Cerato – falta de confiança nas suas próprias decisões

  • Cherry Plum – medo de perder o controle

  • Chestnut Bud – incapacidade de aprender com seus próprios erros

  • Chicory - egoísmo e possessividade

  • Clematis – sonhar com o futuro sem trabalhar no presente

  • Crab Apple – remédio para limpeza e para o sentimento de auto-rejeição por desagrado

  • Elm – sensação de sobrecarga por excesso de responsabilidade

  • Gentian - desanimado à primeira/depois de uma contrariedade

  • Gorse – desespero

  • Heather – excesso de preocupação por si mesmo, personalidade egoísta

  • Holly – ódio, inveja e ciúme

  • Honeysuckle – viver no passado

  • Hornbeam – sentimento de cansaço só de pensar em fazer algo

  • Impatiens - impaciência

  • Larch – falta de confiança

  • Mimulus – medo de coisas conhecidas e timidez

  • Mustard – tristeza profunda e sem motivo aparente

  • Oak – para a pessoa impassível e persistente que avança e aguenta além do limite das suas capacidades

  • Olive – exaustão após esforço mental ou físico

  • Pine - culpa

  • Red Chestnut – excesso de preocupação pelo bem estar de seus seres queridos

  • Rock Rose – terror e medo paralisante

  • Rock Water – auto negação e repressão por rigidez

  • Scleranthus – dificuldade de optar entre varias possibilidades

  • Star of Bethlehem - choque

  • Sweet Chestnut – angustia mental extrema, quando todas as hipóteses parecem esgotadas e a pessoa não vê luz ao fundo do túnel

  • Vervain – excesso de entusiasmo

  • Vine – excesso de autoridade, despotismo

  • Walnut - proteção de influências indesejadas e em caso de mudança

  • Water Violet – para equilibrar personalidades reservadas e distantes

  • White Chestnut – pensamentos indesejados e incontroláveis, conflitos mentais

  • Wild Oat – dúvidas sobre que direção tomar na vida

  • Wild Rose – sensação de andar à deriva, apático e resignado

  • Willow – auto comiseração e ressentimento

Tratamentos disponíveis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
medicina natural florianopolis
bottom of page